TÍTULO DO PROJETO: ÁGUA, FONTE DE VIDA.
Professor(es): Adaídes Facundes, Francisca Fernandes, Raimunda Diniz e Roza Melo.
Escola: Estadual José Costa Soares
Disciplina(s): Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Ciências.
Turma/classe: 5° ano
Duração prevista para o projeto: 2 meses
1. Tema
O projeto teve uma grande aceitação por parte dos alunos envolvidos. A apresentação do mesmo despertou interesse na participação e implementação da metodologia elaborada, especialmente por se tratar de um tema que estimula grande interesse devido sua importância, composição, origem, além dos impactos ambientais que provocam a poluição deste recurso indispensável à vida.
2. Disciplinas
Na primeira ação do projeto todas as disciplinas foram diretamente envolvidas. Num segundo momento, as disciplinas de Ciências e Biologia realizam um encaminhamento e acompanhamento mais intensificado das ações.
Os principais conhecimentos mobilizados foram a base conceitual dos impactos ambientais, bem como o papel e responsabilidade do cidadão com o meio ambiente a que está inserido, o qual envolveu as diversas disciplinas supracitadas.
Para realização dos estudos, alunos e professores se apropriaram de diversos recursos tecnológicos, tais como lousa, apagador, papel sulfite, laptop, jornais, revistas, tesoura, régua, cola, internet, data show, cd, pendrive.
3. Objetivos
Os objetivos previstos estão sendo atingidos. Há certa lentidão em sua concretização em virtude da dificuldade de dedicação de tempo para planejamento e estudo por todas as disciplinas, devido ao cronograma e demanda de trabalho/estudo por elas assumidos anteriormente à proposição do projeto.
4. Ações
Entre as ações previstas, num primeiro instante optamos por iniciar a aula com perguntas aos alunos, isso com a finalidade de ter uma noção do nível de entendimento sobre o tema em destaque.
Em seguida, aspectos relevantes sobre o tema foram levantados, especialmente quanto a sua importância, composição, origem, além dos aspectos ambientais que provocam a poluição desse recurso indispensável à vida, expondo as formas pelas quais a água é encontrada na natureza, instruindo, ainda, um estudo sistemático em relação ao seu ciclo.
No decorrer do projeto, desenvolveremos grupos de discussões para tratar de assuntos diversos, como o desperdício, poluição dos recursos hídricos e doenças, já que estes são algumas das conseqüências do desabastecimento e de uma diminuição dos recursos disponíveis para o consumo.
As etapas previstas contaram com diversos recursos didáticos e tecnológicos, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas, internet, data show, música e outros já mencionados, utilizando, também, dos materiais restantes, futuramente, a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar.
Acreditamos que o processo mais dificultoso possa estar na avaliação, que deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc.
Contudo, esperamos que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.
5. Atitudes
Dentre as principais atitudes e valores a ser vivenciados durante a realização das ações do projeto, destacamos: sensibilização e dedicação pela causa ambiental; interesse e participação na proposição e desenvolvimento das ações; comprometimento; iniciativa; autonomia; responsabilidade e empenho no planejamento da metodologia. Para isso, o projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
6. Resultados
Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez da água.