GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES
GUARAÍ – TOCANTINS
PLANO DE AULA – METODOLOGIA DESAFIOS
Responsável:
Professora: Francisca Fernandes de Sousa Resende
Professoras:
Marliete Araújo Arrais e Marilucia Primo Santos Francisca Fenandes
Anos
5° ano
Habilidades a serem desenvolvidas:
Expressar oralmente
Relatar experiências e acontecimentos seguindo uma seqüência lógica da narração
Organizar informações obtidas
Desenvolver raciocínio lógico
Conteúdos:
Português:
Escrita e Leitura
Matemática:
Cálculos e registro de informações
Tempo estimado:
03 aulas – 07 a11 de fevereiro de 2011
Recursos materiais:
Laptops UCA, quadro branco, papel pardo e cartolinas, pincéis e régua
Desenvolvimento
1ª Etapa:
Apresentar no quadro branco o desafio:
Todos os alunos levaram no primeiro dia de aula um caderno, uma borracha e um lápis.
A professora orienta-os e escreve no quadro o site dando todas as informações para que possam realizar a primeira tarefa com tempo estimado (www.profcardy.com/desafios-de-raciocinio).O primeiro desafio o aluno tem que ter muita atenção e paciência para conseguir atravessar umas pessoas em um barco do lado de um rio para o outro Atividade que envolve 45 minutos.
Travessia da ponte.
É noite e um homem deseja ir de uma cidade y para cidade x.Para atravessar essa ponte leva 10 minutos e nesse ponto a um guarda muito rigoroso e furioso que dormi 5 minutos e fica 5 minutos acordado,sendo que ele não aceita a travessia a noite.Sempre que ver alguém tentando atravessar manda imediatamente voltar.
2ª Etapa:
Discutir com os alunos possíveis formas de resolução. Deixar os alunos se expressarem oralmente. E colocar no quadro as idéias e informações coletados por todos.
3ª Etapa:
Distribuir para os alunos em uma folha dois desafios e explicar sua utilidade, dando direcionamentos iniciais de resolução. Procurando ter responsabilidade,organização e agilidade.
CRIANÇA | CADERNO | LÁPIS |
4ª Etapa
Deixar as crianças resolverem o desafio
5ª Etapa
Corrigir o desafio
6ª Etapa
Preencher os dados em tabela no editor de planilhas (kspread) nos laptops
7ª Etapa
Produzir um texto coletivo narrando os fatos do desafio.
8ª Etapa
Fazer ilustração do texto utilizando o tux paint
Cronograma de Trabalhos:
Etapas | Data de realização |
1ª etapa | 07 de fevereiro de 2011 |
2ª etapa | 08 de fevereiro de 2011 |
3ª etapa | 09 de fevereiro de 2011 |
4ª etapa | 10de fevereiro de 2011 |
5ª etapa | 11 de fevereiro de 2011 |
6ª etapa | 14 de fevereiro de 2011 |
7ª etapa | 15 de fevereiro de 2011 |
8ª etapa | 16 de fevereiro de 2011 |
Avaliação:
A avaliação ocorrerá por meio da participação oral dos alunos nas atividades propostas. Irá ter respostas que não serão coerentes ao desafio mais a proposta é a seguinte: fazer com que a criança desenvolva o seu raciocínio e tente resolver a atividade.
Muito bem professora Francisca, postou seu plano, agora é executar com seus alunos. Não esqueça de sempre atualizar seu blog com as ações desenvolvidas.
ResponderExcluirMadalena-NTE