segunda-feira, 28 de março de 2011

Ativ.1.3- Projeto e suas características

   No meu modo de pensar não tem como trabalhar um projeto a não ser interdisciplinar, pois as atividades por si só torna-se interdisciplinares, porque os temas e ou conteúdos de uma certa maneira se repetem e são trabalhadas no
  nosso dia-dia.
      Ao participar de um projeto, o aluno está envolvido em uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento está integrado às práticas vividas. Esse aluno deixa de ser, apenas um aprendiz do conteúdo de uma área de conhecimento qualquer.
    Não se pode separar, por exemplo, o processo de aprendizagem dos conteúdos disciplinares do processo de participação dos alunos, nem desvincular as disciplinas da realidade atual. Os conteúdos disciplinares não surgem do acaso.
    Trabalhar com projetos interdisciplinares é positivo tanto para o aluno quanto para o professor.  o professor,  se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos  os alunos, que aprende mais do que aprenderia com a metodologia trabalhada no cotidiano Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar e sintetiza.r   .
  Elizabeth afirma: "Se fizermos do projeto uma camisa-de-força para todas as atividades escolares, estaremos mais uma vez engessando a prática pedagógica". Frente a isso, penso ser essencial o envolvimento prévio dos professores dessas disciplinas no projeto, ou seja, esses professores e todas as outras pessoas envolvidas devem participar desde a montagem desse processo.

Um comentário:

  1. Muito bem Francisca, tem que todos se emvolver nos projetos, tendo em vista que os projetos são da escola.
    Madalena

    ResponderExcluir