sábado, 30 de abril de 2011

Ativ-1.5 propostadeprojeto-francisca-Josécostasoares




SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAI
ESTADO DO TOCANTINS
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES
GUARAI – TO



Cursistas: Adaídes Fagundes, Raimunda Diniz, Francisca  e Roza Melo
 Multiplicadora: Maria Madalena Pereira da Silva

OBJETIVOS: Reconhecer a importância e utilidade da água na vida das pessoas.
Zelar pela qualidade de nossas águas e pelo acesso de todos os seres humanos e seres vivos.
 Conscientizar-se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares


PROJETO ÁGUA FONTE DE VIDA

I – JUSTIFICATIVA:

Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: poluição dos rios, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

II- Conteúdos:

1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.

· Compreender o ciclo da água.

· Conhecer as causas da poluição da água.

· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
.saber a necessidade de se economizar água

· Identificar o percurso da água do rio até as casas.

· Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)

· Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.

· Conhecer as causas da atual diminuição das reservas D’água.

2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

· Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.

· Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.

· Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.

· Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.

· Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
· Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.

* Visitar uma estação de captação e tratamento de água.

·

· Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS

· Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.

· Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.

· Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral
· Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.

· Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.

II – OBJETIVOS

* Perceber a dependência dos seres vivos em relação a  água e  ao meio ambiente.
* Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

III- ETAPAS PREVISTAS

Linguagem oral e escrita

* Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
* Produção coletiva de pequenos textos.
* Escrita espontânea.
* Cruzadinhas, caça-palavras.
* Jogral
* Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
* Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA

* Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
* Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
* Situações-problema envolvendo a água.
* Jogo com dado/trilha.

NATUREZA E SOCIEDADE

* Observação do ciclo da água.
* Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
* Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
* Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
* Experiência do pé de feijão.
* Vídeos que abordam o tema.
* Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.

VISUAL

* Desenho livre e de observação.
* Recorte e colagem.
* Jogo da memória.

MÚSICA

* Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema.
* Cd Xuxa, Guilherme Arantes.

AVALIAÇÃO
A Avaliação ocorrerá no decorrer da aplicação do projeto, observando a participação e interesse dos alunos, a qualidade dos trabalhos elaborados e exposição
 dos trabalhos e palestra com um profissional da rede de tratamento da água.

Recursos
Lousa, apagador, papel suffite, impressora, jornais, revistas, tesoura, régua cola, papel pardo pincel atômico laptop, internet, data show, Cd e pendrive,  câmera fotográfica e notebok.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

MONTANARI, Valdir, 1951
Pelos caminhos da água / Valdir Montanari,
Cristina Strazzacapa. – São Paulo: Moderna, 1999


Livro da campanha da fraternidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário